O dia de hoje está destinado a percorrer o Vale Sagrado passando pelas principais atrações do caminho até Ollantaytambo.
Saímos do hotel por volta das 9:30 da manhã, pois ainda tivemos que esperar o nosso guia trazer os tickets do trem de Ollantaytambo. É que nós fechamos antecipadamente a compra dos tickets do trem e as entradas de Machu Pichu com um guia local.
Enquanto esperávamos o Guia ficamos conversando com esse casal de Santa Catarina, eles estão viajando de Hayabusa. Ele preparou a moto com baús e uma série de porta trecos para poder fazer a viagem. Ficamos admirados com os dois, uma viagem longa dessas de Hayabusa não é pra qualquer um.
O primeiro destino foi Chinchero onde vive um agrupamento de descendentes dos Incas, na hora que chegamos lá estava acontecendo uma procissão em homenagem a uma santidade local que eles devotam. A mistura entre tradições INCAS com o Catolicismo é evidente.
Depois de ficar um tempo ali seguimos para o próximo destino que foi o campo de experimentos agrícolas de Moray situado bem próximo de MARAS, para isto andamos certa de uns 15 kilômetros em uma estrada com paisagens de tirar o fôlego. Depois entramos no vilarejo de Maras e seguimos mais uns 15km estrada de terra com muita poeira.
Esse campo de experimentos INCAS é impressionante, um projeto agronômico muito avançado para a época com um sistema de níveis muito bem estruturado. Ali os Incas faziam testes com diferentes tipos de plantas para testar o comportamento das plantas em diferentes altitudes.
Depois seguimos rumo a Ollantaytambo e no caminho passando por Urubamba.
Chegamos em Ollantaytambo por volta das 16:00 e já fomos direto para o hotel Hotel Tierra Inka Sacred Valley
Depois de descarregar as malas e se instalar nos quartos fomos dar uma caminhada no centro e tomar um café com um lanche afinal ainda não tínhamos almoçado. Em seguida mais caminhadas e muitas fotos desse lugar magnífico.
À noite fomos jantar mais cedo para podermos dormir cedo, afinal o dia seguinte seria bem puxado já que o trem que iria nos levar até Águas Calientes (Machu Pichu Pueblo) iria sair às 6:10 da manhã. na prática teríamos que acordar às 5:00 da manhã.
No dia 11 de Setembro às 5:40 da manhã lá estávamos nós andando de Tuki Tuki em direção à estação de trem, às 8:00 horas da manhã já estávamos em Águas Calientes onde o guia já estava nos esperando. Uma circulada básica pelo centrinho e umas fotos, logo em seguida fomos a um kiosque de sucos onde o guia patrocinou um super suco de frutas com energéticos para podermos aguentar bem o dia de caminhadas em Machu Pichu. E não é que o suco é poderoso mesmo, sapateamos entre as ruínas de Machu Pichu (incluindo uma trilha até o topo da montanha) por mais de 4 horas e não ficamos com fome.
À tardinha retornamos novamente de trem até Ollantaytambo. Ao chegar ali já fomos logo procurar um restaurante para jantar. Jantamos num restaurante de um venezuelano e aproveitamos para conversar um pouco com ele sobre a situação da Venezuela, conclusão, esse é mais um desses que fugiu da ditadura na Venezuela para buscar uma vida melhor em outro país.
Incrível o visual das ruínas!