Já que não deu pra fazer o Passo São Francisco pelo menos vou conhecer a ruta de los Caracoles, essa famosa travessia da cordilheira dos andes que vai do Chile para a Argentina. A maioria dos meus colega já conhecia essa travessia de outras viagens mas para mim é tudo novidade. Fiquei um pouco decepcionado com a pouca quantidade de neve, e o Omar comentou que nunca tinha visto tão pouca neve na Cordilheira dos Andes.
Ao chegarmos no controle de imigração, uma fila gigantesca de automóveis a maioria chilenos tentando atravessar para a Argentina, é que era feriado nacional no Chile, eles estavam comemorando a semana da pátria deles, ou seja a independência do Chile e era feriadão. Centenas de automóveis chilenos além de vários ônibus e motos incluindo nós brasileiros.
Resultado, ficamos mais de 4 horas na fila até sermos liberados, isso acabou atrasando toda a nossa viagem, e não poderíamos nem tentar ficar em Mendoza pois todos os hotéis da cidade já estavam com suas acomodações esgotadas segundo informou um chileno. Assim pilotamos até San Luiz, chegando lá já perto das 9:00 da noite e ainda teríamos que procurar um hotel. No fim encontramos um que tinha um alojamento com 5 camas. Depois de uma breve inspeção da equipe de controle de qualidade fizemos check-in e ficamos por ali mesmo.
Uma onda de complicantes somados a hotéis não reservados e festividades locais acabaram criando novos desafios. Durante parece complicado, mas com paciência as coisas vão se ajeitando.
As curvas dos Caracoles são inesquecíveis.